quinta-feira, 25 de novembro de 2010

3 de Dezembro é dia da pessoa com deficiência


Em imperatriz haverá diversas atividades no sentido de promover o dia Internacional da pessoa com deficiência, como blitz de acessibilidade, palestra em escolas onde há alunos com deficiência, panfletagem, apresentações culturais e uma audiência pública (faltando apenas a autorização do presidente da Câmara, Hamilton Miranda).
O Fórum Regional de Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia, que está organizando o evento realiza também atuará em outras cidades da região Tocantina, como João Lisboa, Vila Nova dos Martírios, Ribamar Fiquene, Buritirana, Bom Jesus das Selvas e Sitio Novo.
O objetivo, além do fortalecimento da luta pelos direitos humanos da pessoa com deficiência, é apoiar as ações das entidades que trabalham nessa área, já que no mundo, 600 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Na América Latina, este número ultrapassa 85 milhões de pessoas, sendo que, segundo dados do Banco Mundial 82,5% desta população vivem abaixo da linha de pobreza.
Há no Brasil, de acordo com o ultimo Censo, 24,6 milhões de pessoas com alguma deficiência. Sendo a deficiência visual a mais significativa, acometendo 16,6 milhões de pessoas, ou o equivalente a 68% das deficiências e 9,8% da população. 
No Maranhão, 919 930 mil têm algum tipo de deficiência, correspondendo a 16,13% da população. A deficiência visual era a mais significativa, acometendo 685 485 pessoas, ou o equivalente a 75% das deficiências e 12% da população. Em segundo lugar, a dificuldade permanente de caminhar ou subir escadas incidia sobre 262 199 pessoas, correspondendo a 28,7% das deficiências e a 4,6% da população. Seguiam-se a deficiência a deficiência auditiva, a mental, as paralisias e a falta de membros.
ASDEVI - Abra os olhos para esta causa

Um comentário:

  1. O blog ja faz parte da mia lista, obrigada e fica com Deus...........nos visite sempre e faça parte da nossa humilde pagina de informações.

    ResponderExcluir