sábado, 4 de dezembro de 2010

Audiência para deficientes foi positiva


A coordenadora do Fórum Regional de Entidades de Pessoas com Deficiência, Maria da Conceição, avalia a audiência pública desta sexta feira como positiva. “É a primeira vez que é feita uma audiência no dia da pessoa com deficiência em Imperatriz”, reforça Conceição.

Vereadora Fátima Avelino, presidente da ASDEVI Maria da Conceição e  Adila Santana representando a VBL
Nove pessoas do público colocaram suas reivindicações e deram testemunho pessoal de casos de discriminação, falta de acessibilidade e de apoio do poder público. “Quando subi no segundo piso do Timbira Shopping, foi há muito tempo quando eu andava. Falta um elevador para deficientes”, desabafa uma deficiente que anda de cadeira de rodas.

Depoimento em libras sendo comunicado por interprete.

Foram elogiadas as empresas VBL, Mateus Supermercados e Infraero por atenderem ao sistema de cotas para deficientes e estarem atentas a esta causa. Porém, pediu-se que todas as empresas possam realizar tais ações, pois “As pessoas com deficiência são capazes e precisam apenas de oportunidade”, como destaca Conceição.
Na ocasião estavam representadas várias entidades de Imperatriz que prestam assistência a deficientes, entre elas a Associação dos Deficientes Auditivos de Imperatriz (ADAI), o Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz (CENAPA) e a Associação dos Deficientes Visuais Deus é Fiel (ASDEVI).  
A vereadora Fátima Avelino, presidente da audiência, afirmou que dará grande apoio a causa dos deficientes na cidade. “Tenho um filho que é deficiente visual, que já sofreu preconceito e perseguições da sociedade. Sei como é essa luta. Não desistam”, conclui a vereadora.
As entidades da cidade estavam bem representadas.
Mesmo com apenas três vereadores presentes (Fátima Avelino, Raimundo Roma e Rildo Amaral, que se retirou antes do término), a audiência sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e a acessibilidade em Imperatriz, que ocorreu numa sexta feira (algo que nunca aconteceu em Imperatriz), foi avaliada por todos os presentes  como positiva.       

ASDEVI - Abra os olhos para esta causa                                                               

2 comentários:

  1. que poca vergonha e essa como e que um Vereador sai antes de termina uma Sessão?
    esse Vereador Rildo Amaral ta e de bricadeira, ele mostrou que não tem compromisso com a Classe de deficientes, oq ele sabe fazer e muito bem e baba Policiais esse babão de Policia.

    ResponderExcluir
  2. ASSESSORIA: Concordo - em parte - com o comentário anterior. É claro que sair antes do término não foi legal. Mas o piror foi que não houve nenhuma justificativa para a saída. Ele apenas saiu e pronto!
    Recordo que a Vereadora Fátima Avelino foi chamada a dar entrevista, e antes de se retirar, explicou a todos o motivo.
    O Vereador Rildo Amaral, com a atitude, deixou muitas pessoas indignadas. Ele deve esclarecer o ocorrido perante a classe (URGENTE!). Caso contrário, sua imagem como pessoa pública continuará em descrédito.

    ResponderExcluir